O que é "elementotexto"

elementotexto é [torção, explosão, confronto, embate]

É a partir da noção de remix que esse movimento de desenvolve. O remix é talvez uma das manifestações mais transgressoras que surgiu nos últimos tempos. Aparentemente é uma prática simples, que é encontrada principalmente na música e no cinema. Trata-se de retirar trechos ou imagens de uma obra e rearranjá-los de uma outra forma (incluindo ou não novos fatores) afim de criar algo novo. Porém ele vai, ou melhor, pode ir muito além disso. Aqui ele é entendido como uma abertura para os acontecimentos, ele cava a memória constitutiva da obra, abrindo-a para um infinito de possibilidades. Ao conceber um conto, o autor faz com que aquela força criativa adquira uma forma que se direciona para uma caminho, através do remix esse conto ganha um abertura em sua própria gênese, se as ações de certas personagens geram algumas reações, agora é possível fazer com que as ações tenham consequências diferentes, que sejam outras personagens, que outra história seja contada. Não se trata, no entanto, de simplesmente de inovar, é algo mais denso, é como lidamos com as obras e os acontecimentos, fechados ou abertos, acabados ou sempre passíveis de mudanças constantes, estáticos ou caóticos.
Como o próprio nome já sugere, a matéria desse movimento é a letra, a palavra, a frase, o texto. O objetivo é fazer com que os diferentes elementos e autores colidam, se perpassem, abrindo novos buracos na escrita do outro, em suma, realizar bons encontros entre produções distintas ou mesmo entre uma obra e ela mesma. elementotexto faz com que todos os textos nasçam novamente e morram logo em seguida, onde só ganham destaque na composição que constituem , pra posteriormente serem descartados. É uma possibilidade de infinitude, de criação contínua.
O esquema é simples, todas as montagens são feitas apenas com citações de outros textos, qualquer tipo de texto pode entrar em uma montagem, filosofia, publicidade, um ditado, letras de músicas, biologia, falas de filmes etc. Ao final de cada citação, encontra-se um número em vermelho - por exemplo, [1/p12] - onde o primeiro número indica, de forma correspondente na referência, qual foi o texto usado e o número posterior acompanhado da letra "p" indica em que página daquele texto a citação se encontra. Os autores são indicados unicamente para que quem leia possa buscar maior aprofundamento sobre aquela citação. Pouco importa quem faz as montagens, importa que se faça as montagens, importa como uma montagem influencia outra, importa que cada montagem desperte a vontade de fazer mais montagens. O direito autoral não tem mais sentido, a construção é necessariamente múltipla, cada montagem é composta por diversas citações, sentimentos e outras montagens, não existe dono, não existe posse, cada uma é criada apenas como exercício de abertura. O que é citado é escolhido a partir dos fluxos que perpassam diferentes obras, que podem convergir ou não. Não é somente uma questão de tema, mas sim de intensividade, um certo de grau de afetação que está presente em cada trecho.


Imagem construída a partir de fragmento retirado do filme
"All about Eve" (A Malvada) de Joseph L. Mankiewicz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário